Sobre o Programa

OBJETIVO

            O PPGPV tem como objetivos a formação de pesquisadores e professores, além do aperfeiçoamento de graduados, capacitados para atender a demanda regional e nacional na área de Ciências Agrárias, produzindo novas tecnologias que permitam a exploração agrícola cada vez mais eficiente, com sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

           

HISTÓRICO

   
            A Fesurv-Universidade de Rio Verde, pioneira no oferecimento de curso de pós-graduação Stricto sensu em Pós-Graduação na área de Ciências Agrárias na região sudoeste do Estado de Goiás, vem oferecendo o Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, em nível de Mestrado, no qual foi homologado pelo CNE, Portaria n.º 2.609, de 25 de agosto de 2004 Tem comoárea de concentração “Grandes Culturas” e está vinculado à Faculdade de Agronomia.

 
           O Programa foi idealizado para atender aos anseios de integração entre produtores, comunidade e Universidade, a fim de desenvolver pesquisas que atendam às necessidades regionais e nacionais, possibilitando o aprimoramento da produção vegetal por meio da melhoria na formação de profissionais de elevado padrão técnico-científico.
 

 

 

LINHAS DE PESQUISA

            Área de concentração: Grandes Culturas

          
               Manejo de culturas em sistemas de cultivo

           Estuda os aspectos fitotécnicos das grandes culturas com o objetivo de otimizar a produção agrícola.

            Manejo de solos

           Estuda as áreas de física, química e conservação do solo para uso racional das áreas agrícolas.

           Proteção de plantas

          Envolve três subáreas: Entomologia, Fitopatologia e Matologia – abrange os principais aspectos da fitossanidade para melhor emprego das práticas agrícolas.

    

INFRA-ESTRUTURA

"NOVO" - Setor de Manuseio de Insumos Agrícolas: com 733 m2 de construção, um laboratório, 6 salas de apoio e armazenamento de material de pesquisa e uma sala de administração. Construído com recurso recebido do
"NOVO" - Módulos de laboratórios multiusuário: Módulo I com 560 m2 de construção, sala de depósitos de amostras, laboratório de fertilidade do solo, laboratório de análise foliar, laboratório de análise analítica, almoxarifado, laboratório de absorção atômica, laboratório de resíduos orgânicos, laboratório de física de solos, laboratório de análise de água, sala de coordenação, sala de cálculo, sala de treinamento e recepção, banheiro e copa. Módulo II com 193 m2 , sala de trilhadeira, 4 salas depósito, sala de estufas e uma sala de processamento vegetal.
Laboratórios
         O Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal, juntamente com a Faculdade de Agronomia da Fesurv-Universidade de Rio Verde, conta com diversos laboratórios que atendem as disciplinas básicas e especializadas da graduação além de servir como estrutura para uso do PPGPV em atividades de docência e de desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos discentes da pós-graduação e graduação. Destacam-se os laboratórios de:
 
- laboratório de Microscopia e Microbiologia;
 
- laboratório de Química;
 
- laboratórios de Fisiologia e Sistemática Vegetal;
 
- laboratório de Análises de Solos e Folhas;
 
- laboratório de Bromatologia;
 
- laboratório de Zoologia e Entomologia;
 
- laboratório de Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal e Animal;
 
- laboratórios de Fitopatologia e Diagnose de Doenças de Plantas;
 
- laboratório de Análises e Patologia de Sementes.
 
 
A Fesurv-Universidade de Rio Verde possui ainda:
 
- áreas experimentais irrigadas sob pivô central (25 ha) para experimentação agrícola;
 
- setor de Olericultura;
 
- setor de Plantas Medicinais;
 
- viveiro de espécies exóticas e nativas;
 
- Estação Meteorológica;
 
- casas de vegetação, sendo uma climatizada;
 
- lisímetros integrados para avaliação do impacto ambiental advindo da utilização de resíduos orgânicos (cama de frango e dejetos de suínos) na agricultura.

Bibliotecas
 
          A Biblioteca Central Professora Luiza Carlinda Andrade de Oliveira está localizada no Campus Universitário da Fesurv-Universidade de Rio Verde, em prédio próprio, com área de 1.200 m2, bem iluminada e arejada, abrigando um acervo com 52.428 títulos catalogados e classificados segundo normas internacionais, colocadas à disposição dos alunos pelo sistema de livre acesso e com empréstimo por prazo determinado, renovável quando necessário.
 
            A Biblioteca é informatizada e possui banco de dados próprio, destacando os periódicos científicos, bem como sistema de empréstimo, devolução e reserva de livros. Contém ainda balcão de empréstimo, amplo salão de leitura individual e em grupos, computadores com acesso à Internet para fins de pesquisas acadêmicas e para uso exclusivo de professores visando elaboração de programações pedagógicos e de projetos de pesquisas.
 
             A Biblioteca Central funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 22:30 h, e aos sábados das 8 às 12 h. Adota o sistema de Classificação Decimal Universal - CDU, e a Catalogação de obras segue as normas da ABNT para referências bibliográficas e regras do Código de Catalogação Anglo-Americano. O sistema de registro segue um vocabulário referenciado por palavras-chaves e descritores, sendo que as informações desejadas são recuperadas através de programa com emprego de Autor, Título e Assunto. O empréstimo também é informatizado e permite obter lista de reserva de livros, caso a obra solicitada esteja emprestada. A Biblioteca está interligada ao Sistema COMUT.
 
          Também, destaca-se que, após o início do PPGPV, criou-se uma biblioteca setorial do Programa, localizada na secretaria, para uso dos discentes da Instituição.
  
Recursos de informática
 
           A Fesurv-Universidade de Rio Verde, em virtude do aumento da demanda por seus cursos de graduação, ampliou o número dos laboratórios de informática, contendo oito laboratórios, 165 microcomputadores, em sua maioria, conectados a Internet. Os laboratórios contam com o apoio de técnicos e monitores para auxiliar os alunos e professores.
 
            Além disso, o PPGPV possui uma sala de estudos climatizada com computadores, também conectados a internet, para uso exclusivo dos docentes e discentes do Programa.
Outras informações
 
            O PPGPV possui duas salas climatizadas, exclusivas do Programa, para realização das aulas teóricas, que é usada também para as defesas de dissertações e de monografias de graduação. Nesta, há recursos audiovisuais essências para as aulas como retroprojetor, computador, projetor multimídia, quadro branco, pinceis e apagadores.
 
             Além disso, existe uma secretaria exclusiva do PPGPV para atendimento aos docentes e discentes.
 
             Também, o PPGPV tem à sua disposição um auditório localizado no Bloco 2, com capacidade para 100 (cem) pessoas para realização e apresentação de seminários, atividades de docência do Programa e realização de eventos técnico-científicos.
 
          Ao ingressar no Programa o aluno recebe o Regimento do Programa, no qual contém todas as informações referentes ao PPGPV, elaborado pelo colegiado do Programa. Este é apresentado no primeiro dia de aula na disciplina PVG700-Seminários pelo coordenador do Programa.

            

 

 

BOLSAS

           A Universidade de Rio Verde, por meio da Pro-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa visando a adoção de uma política de incentivo a Pós-graduação, proporciona, nos primeiros 18 meses do curso, desconto de 53% na mensalidade.

- Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) – disponibilidade em função da publicação de editais (4 cotas anuais).

- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - fluxo contínuo (2 cotas de bolsa e 4 cotas de taxa).


 

ATENDIMENTO
(64) 3611-2228
Fazenda Fontes do Saber, CP 104. CEP: 75901-970
E-mail: producaovegetal@unirv.edu.br